quinta-feira, 26 de abril de 2012

coisas

Há quem não ligue, quem não se perca de amores por coisas ou réplicas que outros, outrora usaram e que para eles eram mais valias.
Eu aprecio bastante! Tudo o que conseguir em original ou cópia estimo e guardo religiosamente.
Sou sincera......adoro a funcionalidade do ideal IKEA mas no fundo não me diz nada. As linhas rectas e o ar frio dos elementos não me deixa a divagar como certas peças que herdamos dos avós e das gentes do campo.
Cada peça conta uma história, cada candeeiro a petróleo ou cada peça em ferro forjado tem muito a dizer nos. Conta nos a simplicidade, humildade até e a tal funcionalidade do IKEA até é posta à prova quando nos lembramos, que estas peças pertenciam a gentes que tinham tão pouco.
A minha avó por exemplo, tinha uma grande devoção por Nossa Senhora de ao Pé da Cruz.
Li um artigo publicado no " Diário do sul" de há uns anos e lembrei me dela. Este artigo falava da devoção dos redondenses à Virgem, e alegava que todos os moradores do concelho teriam uma imagem em casa para adoração, segundo as suas posses económicas.
Eu comovi me porque por momentos, lembrei me daquela mesinha de abas na entrada, com uma toalha plástica por cima, onde por entre medicamentos e uma fruteira, lá estava uma imagem da virgem para veneração.
São estas pequenas "histórias" que nos mostram que há coisas vulgares de outros que dão significado às nossas vidas!

Sem comentários:

Enviar um comentário